domingo, 19 de setembro de 2010

Baú com Decapê em Relevo



Para fazer essa técnica em um baú de madeira, proceda da seguinte maneira:

- Antes de começar a pintura, escolha o papel que você irá aplicar no baú e rasgue-o em pedaços com as mãos. Eu escolhi um papel de embrulho com estampa de embarcações antigas.
- Depois de rasgar os pedaços de papel, queime-os pelas bordas em uma chama de vela. Retire as cinzas em excesso e reserve os papéis.
- Aplique uma boa camada de gesso acrílico no baú (trabalhe por partes porque a peça é muito grande) e espalhe-o com uma espátula larga, fazendo movimentos cruzados, criando uma certa textura sobre a peça.
- Em seguida e antes que o gesso seque e utilizando um pente para pintura, faça semi-círculos em várias direções.
- Ainda com o gesso úmido, aplique os recortes de papel já preparados, fixando-os diretamnete no gesso. Aperte os recortes sobre o gesso cuidadosamente com uma espátula limpa e deixe secar bem, por 24 horas pelo menos.
- Aplique três demãos de Goma Laca Incolor (é um tipo de verniz a base de álcool) sobre os recortes, intercalando secagem entre cada demão.
- Pegue uma parte de Gel médium para Matizar e misture com duas partes de Médium Envelhecedor na cor mogno. Aplique essa mistura sobre o fundo da peça, evitando passar nas figuras coladas. Retire o excesso imediatamente com um pano seco. Caso os recortes fiquem manchados com o envelhecedor passe imediatamente um paninho úmido para retirar a mancha. Aguarde secagem de um dia para outro.
- Após secagem completa, pegue uma lixa 220 e passe em todoa aplicação de gesso. O efeito final será de um acabamento “desgastado” com o tempo. Retire o pó e passe um paninho seco e limpo.
- Pinte o pé do baú e os cantos da tampa com a tinta acrílica fosca na cor terra de siena queimada, aplicando de duas a três demãos, intercalando secagem.
Essa mesma técnica pode ser feita em várias peças e com diferentes figuras. Veja o modelo abaixo:


Caixa-baú

Nenhum comentário:

Postar um comentário